Neste último sábado estivemos reunidos em uma oficina "Selfie no Palácio", promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, através do Serviço Educativo do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

O objetivo desta oficina foi a criação e reflexão sobre a técnica fotográfica baseada no processo de selfie,utilizando uma metodologia que inclui a dinâmica participativa através da exibição e discussão de imagens.
O termo selfie é derivado da palavra inglesa self, que remete a si próprio, como um pressuposto de ser uma fotografia digital, partilhada através da internet e que tem por propósito fazer um auto retrato.
Com o advento das novas tecnologias da comunicação, o uso das redes sociais e a passagem da fotografia para o processo digital, criou-se novos paradigmas, novas formas de representação do mundo. Para além do uso de textos, a imagem assumiu o papel de comunicar sentimentos e vontades, de construção do imaginário e representações das diferentes realidades.
O sucesso e a popularidade da selfie não reside na fotografia em si, no registo da ocasião e/ou pessoa, mas sim na possibilidade de publicitá-la, compartilhá-la com outros indivíduos e de, a partir dessa premissa, narrar-se a outrem.
Criação e formação: Raquel Pacheco

Nenhum comentário:
Postar um comentário