sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Revista Teias: Cinema e Educação em Debate

ril 28, 2016
As professoras e pesquisadoras Adriana Hoffmann Fernandes e Virgínia de Oliveira Silva coordenaram a última edição da Revista Teias, v. 17, n. 44 (2016): Cinema e Educação em Debate:

"Apesar do campo [Cinema e Educação] já existir há muitos anos,
ou melhor, décadas, atualmente continuamos tentando provar que ele é importante.
Me parece que existe um vácuo entre quem está fazendo,
quem está aprendendo e a relação com o governo e com a escola.
Há uma ausência de comunicação.

(Índia Martins. Entrevista a Raquel Pacheco, 2015)
                   (fotografia: Programa Imagem em Movimento)


Este Número Temático abre um espaço importante para divulgar as pesquisas realizadas na
área de Cinema e Educação e as reflexões oriundas destas com o objetivo de ampliar o processo de comunicação de que nos fala Índia, professora da UFF, na epígrafe deste texto. Nesse movimento, a revista TEIAS busca colaborar com o processo de garantir uma maior visibilidade às pesquisas na área de Cinema e Educação – área que possui pesquisadores que a ela se dedicam há décadas, muito embora não venham encontrando com muita tranqüilidade espaço para a publicação dos resultados de seus estudos nos periódicos acadêmicos da educação. Em resistência a essa ação que limita a circulação, a divulgação e a socialização de conhecimentos tecidos ao longo dos tempos espaços de nossas práticas reflexivas, reunimos nesta edição os artigos que trazem algumas das questões pertinentes aos pesquisadores da área e que vêm sendo discutidas nas relações entre o Cinema e a Educação, em diferentes espaços de ação pedagógica e de pesquisa.
Os autores que compõem este número temático de Cinema e Educação realizam muito bem esse papel de nos apresentar, de forma consistente, por onde caminha boa parte das discussões na área. Temos nesta edição artigos que refletem sobre a questão do outro e da diferença nos filmes e na relação que os sujeitos estabelecem com o cinema em suas diversas formas de acesso; que promovem reflexões a respeito do processo formativo com o cinema; que focalizam a análise de projetos de Cinema e Educação; que refletem sobre o fazer cinematográfico; que se debruçam sobre materiais pedagógicos; e que pensam sobre a importância da preservação e da acessibilidade ao material audiovisual. Ou seja, reunimos uma gama significativa da reflexão que vem sendo tecida e que se expressa nas políticas em processo de construção sobre o cinema na escola e o debate na área. As relações com o audiovisual, com o fazer cinema e com o preservar e difundir o cinema e as questões referentes às políticas fazem parte do modo como dialogamos com os outros do cinema e pelo cinema. A diversidade com que o tema é abordado e que apresentaremos a seguir já aponta a riqueza dessa perspectiva de trabalho e de pesquisa que une Cinema e Educação. Esperamos que, com a abertura de cada vez mais espaços de reflexão e debate entre as áreas da Comunicação e da Educação, amplie-se cada vez mais esse diálogo entre os projetos, as pesquisas e as políticas nas áreas de Cinema e Educação." (as autoras) 

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