domingo, 25 de outubro de 2015

Literacia Audiovisual: políticas públicas e a sistematização de um novo/antigo campo em Portugal




Comunicação apresentada no 3º Congresso de Literacia, Media e Cidadania | Lisboa, 2015
Literacia Audiovisual: políticas públicas e a sistematização de um novo/antigo campo em Portugal
Raquel Pacheco
UNL/FCSH; CICS, Universidade Nova de Lisboa; UFF; FCT 
Palavras-chave: literacia audiovisual; cinema; educação audiovisual; crianças e jovens.
Resumo:
“As aulas de cinema são muito proveitosas, não digo excepcionalmente necessárias, mas sempre é bom saber um pouco mais sobre o mundo que vivemos para não passarmos por ignorantes.” (Bárbara, 15 anos)
Esta proposta de comunicação baseia-se em uma investigação sobre a relação entre crianças e jovens e a educação audiovisual em diferentes contextos socioculturais portugueses, o trabalho apresenta algumas reflexões sobre o nível de literacia fílmica gerada a partir de projetos de educação audiovisual desenvolvidos em territórios nacionais.
Em 2012 um consórcio liderado pela BFI (British Film Institute) fez um levantamento do nível e da oferta de literacia fílmica nos países da União Europeia, este trabalho foi financiado pela Comissão Europeia que acredita que literacia seja uma combinação entre leitura e escrita e que define: “Literacia fílmica é o nível de compreensão de um filme, é a habilidade de ser consciente e curioso na escolha dos filmes (…)”
Portugal é um dos países que participaram deste levantamento e por sua vez criou uma nova Lei para o Cinema e Audiovisual e lançou um Plano Nacional de Cinema.
Através de uma fundamentação teórica tendo como base conceitos e estudos realizados sobre a educação para os media, literacia fílmica, e, de um trabalho de campo acompanhando diferentes projetos de educação audiovisual conseguimos perceber sobre a necessidade de sistematização deste antigo/novo campo que é a educação audiovisual.

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