sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Nos Caminhos da Infância │ Cinema e Educação │ 30, 31 outubro │ 6, 7 novembro │ Fundação Calouste Gulbenkian



Um programa com filmes de Bill Douglas, Abbas Kiarostami, Jean Vigo, Pedro Costa, Nikolai Ekk e Vittorio de Setta vai reunir na Fundação Calouste Gulbenkian autores, cineastas e pedagogos sob o mote “Pensar em Educação com o Cinema”. 
Nos Caminhos da Infância trará à Sala Polivalente do CAM filmes que tocam “a infância, o imaginário e as questões que cada realizador levanta sobre o que é crescer e aprender a viver o mundo”, afirmam Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet, da Associação Os Filhos de Lumière, responsáveis pela programação deste ciclo de dois fins de semana. 
A projeção dos filmes tem início dia 30 de outubro, às 21h, com uma sessão que junta A Experiência (Irão, 1973), de Abbas Kiarostami, e Zero em Comportamento (França, 1933), de Jean Vigo. 
Esta primeira sessão será apresentada pelo cineasta e crítico francês Alain Bergala, a pedopsiquiatra Maria Luís Borges de Castro e José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa, parceira na organização desta programação, que é uma iniciativa do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações. 
O ciclo prossegue no dia 31 de outubro, com sessões dedicadas à trilogia de filmes de Bill Douglas realizada na década de 70, com base nas memórias da infância do realizador, passada na vila de Newcraighall, Escócia. O programa que inclui os filmes My Childhood, My Ain Folk e My Way Home é completado com a exibição da curta-metragem Tarrafal, de Pedro Costa, realizada por encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito das comemorações do seu cinquentenário e que integrou o filme “O Estado do Mundo”.
 
Nos Caminhos da Infância terá mais sessões a 6 e 7 de novembro, com obras de Nikolai Ekk e Vittorio de Setta. Nessa ocasião será exibido O Caminho da Vida (1931), primeiro filme sonoro feito na ex-URSS, e Diario di un Maestro (1973), de Vittorio de Seta. 
Nos debates e apresentações dos filmes participam ainda Pedro Costa, Pierre Léon, Marcos Uzal, Bernard Eisenschitz, Cláudio Torres e Manuela Barros Ferreira.


 

Nenhum comentário: